domingo, 19 de dezembro de 2010

Medidor de corrente elétrica (experimento interessante)

Medidor de corrente elétrica

Objetivo 
Verificar o princípio de funcionamento de um medidor elétrico. Observar que a corrente de uma pilha tem um sentido determinado. Medir o valor de uma corrente.
MaterialLima imantada, triangular ou redonda (pequena, gasta, 1,5 a 2 cm)
Fio esmaltado no 23, de 3,6m (pode ser de um relé de carro)
Cano PVC de 3 cm e Ø 30 mm ou uma polegada
Vareta de antena de tevê de 10 cm
Agulha
Transferidor
Tábua (4 cm x 5 cm x 1 cm)
Aparelho da experiência no 94 (Indicador de corrente)
Lixa
Cola
Furador
Tesoura
Serra de ferro
Montagem- Pegue o cano e faça dois furos de Ø 1 mm na parte superior, a 1 mm da borda, um junto ao outro (nos extremos de um diâmetro); faça outros dois furos, perto um do outro, 2 mm mais abaixo, e construa a bobina como na experiência anterior, dando trinta voltas com o fio.- Serre longitudinalmente a varinha de antena e aplaine-a para poder tirar o triângulo de alumínio indicado no parágrafo seguinte.- Corte um triângulo de alumínio com 8 mm de base e 90 mm de altura e faça dois furos a 7 mm da base e 27 mm da altura (figura A).
- Dobre a parte da base (do triângulo), de modo que os dois furos fiquem frente a frente e cole o ímã de modo que, passando a agulha pelos furos e segurando pelas pontas da agulha, o sistema fique vertical (figura B).- Tire, com uma lixa, o verniz das pontas do fio da bobina. Fure o centro do transferidor de ø 3 mm e acomode o mesmo de tal modo que seu furo esteja alinhado com os dois furos do cano suporte da bobina.- Monte o sistema, passando a agulha na seguinte ordem: furo do cano, furos do alumínio, furo posterior do cano e furo do transferidor (figura C). 
Procedimento- Coloque as pilhas em série (figura D) e ligue os terminais da bobina aos pontos A e B, observando o aparelho.- Inverta a posição dos fios nos extremos das pilhas e observe o aparelho novamente.- Conclusão.- Ligue os terminais da bobina, inicialmente,em A e B (uma pilha) e a seguir em A e C (duas pilhas).- Qual a diferença observada?- Se as pilhas forem novas, pode-se marcar no transferidor 1,5V e 3V na primeira e segunda posições do indicador de alumínio, respectivamente,que são os valores aproximados da diferença de potencial correspondente à dos extremos de uma pilha ou de duas pilhas colocadas em série.- Dispomos, portanto, de um aparelho para medir pequenas diferenças de potencial.
Observação: Não deixar muito tempo o aparelho ligado, pois esgota a energia das pilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário