quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Otimização no domencionamento de condutores (boa)

No relatório de dimensionamento dos circuitos gerado pelo Lumine, pode haver circuitos que estão com uma seção dimensionada além da usual e necessária para determinada aplicação. O programa não dimensionou erroneamente esses circuitos, apenas aplicou os critérios de cálculo vigentes em normas, de acordo com a concepção do projeto lançado.
Nestes casos, há maneiras de otimizar o lançamento e traçado dos circuitos no projeto, para que obtenhamos a mínima seção possível para uma determinada potência instalada.
O Lumine dimensiona os condutores levando em conta a queda de tensão parcial e total do circuito, o Fator de Correção de Agrupamento (FCA) e o Fator de Correção de Temperatura (FCT).
Esses três critérios influem diretamente na seção final dos circuitos, sendo a correta localização dos eletrodutos e quadros de distribuição, o principal fator no dimensionamento.

Definições

Exemplo de Cálculo

No seguinte exemplo, será mostrado como uma análise criteriosa do traçado dos condutos pode influenciar no dimensionamento dos condutores.
Neste exemplo, o FCA irá influenciar significativamente na seção final dos condutores, sendo o FCT mantido à temperatura ambiente.
Figura 1 - Três circuitos diferentes no mesmo eletroduto
No ponto destacado, podemos observar que três circuitos compartilham o mesmo conduto que origina-se no quadro e vai à lâmpada no teto, derivando então para o chuveiro e aquecedor de água na parede. Este é o trecho mais crítico da instalação, pois é nesse ponto que há o maior acúmulo de circuitos em um mesmo conduto.
Como toma-se o trecho mais crítico da instalação, os resultados de cálculo dos circuitos para dimensionar os condutores são:
Figura 2 - Resultado de dimensionamento
Observa-se que todos os circuitos foram calculados para um FCA de 0,7, aumentando significativamente a corrente corrigida.
Na figura abaixo, foi incluído um novo conduto, interligando diretamente o quadro ao chuveiro, e este por sua vez ao aquecedor.
Figura 3 - Conduto ligando o quadro diretamente ao chuveiro
Desta maneira, iremos diminuir a quantidade de circuitos passando por um único conduto, e consequentemente o FCA, a corrente corrigida e a seção final dos condutores.
Figura 4 - Resultado do dimensionamento após inserção do novo conduto
Pode-se notar que as seções dos circuitos 2 e 3 diminuiram significativamente, proporcionando um dimensionamento otimizado e economia de material.
Por isso, durante a concepção do projeto, é importante verificar se há a possibilidade de otimizar a passagem dos condutores, diminuindo a quantidade destes por conduto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário